D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, novembro 13, 2005

Bilhete Operário


Remexendo nestas minhas memórias de Espada Xim, lá fui encontrar, a um canto, a lembrança dos bilhetes operários que se utilizavam nos eléctrivos da Carris, nos anos em que era menino.
Os bilhetes operários utilizavam-se em eléctricos devidamente identificados como Carros Operários, tinham um preço mais reduzido e eram de ida e volta. Para beneficiar da utilização destes bilhetes mais baratos, as deslocações tinham de ser feitas em horários determinados: entre as 5 e as 8 da manhã e entre as 17 e as 20 h.
Os primeiros carros destinados a operários terão começado em 1935 e em apenas algumas carreiras, mas mantiveram-se, com as normais actualizações de preços, até aos anos 70, do séculoXX.




Nota importante: Este post nao teria sido possível sem a colaboração do Sr. Álvaro Dias, autor do site http://bilhetes.no.sapo.pt/index.htm (um site que vale a pena visitar), que nos autorizou a utilizar as imagens e nos deu preciosas informações. Por tudo isso, obrigado.

Agradecimentos são devidos também aos avós dos meus filhos, trabalhadores lisboetas e utilizadores dos referidos Carros Operários.


2 comentários:

Sação disse...

E assim se faz a História, ao vivo e a cores. Gosto muito!

Anónimo disse...

Concordo! Este blog é muito interessante!